17 janeiro - “Já Sei Ler: Um Projeto de Leitura em Voz Alta”

O Município do Entroncamento aposta na promoção da leitura dos alunos do 1.º ano de escolaridade

O Município do Entroncamento, através do Gabinete de Educação, apoia a realização no próximo dia 17 de janeiro de “Já sei ler: um projeto de Leitura em Voz Alta”, uma atividade de promoção da leitura dirigida aos alunos do 1.º ano de escolaridade das escolas do concelho.

Esta atividade dinamizada por Sandrina Esteves, do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciência e do Plano Nacional de Leitura pretende promover estratégias que fomentem a leitura em voz alta, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva e perceber ainda o impacto que o projeto Já sei ler do Plano Nacional de Leitura possa ter nas práticas de leitura futuras das crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

Não nascemos leitores, aprendemos a ler e a gostar de ler, se as nossas aprendizagens e experiências o permitirem. Nesse âmbito a vontade de ler, mais e melhor passa por estratégias utilizadas pelos diferentes intervenientes no processo educativo, nomeadamente a escola e a família.

Este projeto irá acompanhar as crianças do 1.º ano de escolaridade, no decorrer dos 4 anos de ensino básico, nomeadamente através de práticas de leitura em voz alta em sala de aula, práticas colaborativas de leitura com a Biblioteca Escolar, empréstimo de livros às famílias e leituras partilhadas escola/ famílias/ comunidade.

A vereadora Tília Nunes, com o pelouro da educação refere que “… sabe-se que é nos primeiros anos de escolaridade que se ganham leitores para a vida. Importa ainda perceber que saber ler bem depende de se ter aprendido bem a ler e que ninguém aprende se não estiver motivado…quem lê mais lê melhor, se lê melhor vai ter vontade de ler mais. É neste círculo que estamos a atuar com o apoio do Município neste projeto.”