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Projeto "Já Sei Ler" - Padrinhos e Madrinhas de Leitura

O Projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta, a decorrer no Entroncamento, fruto da parceria entre o Município, o ISEC Lisboa e o Plano Nacional de Leitura, deu a conhecer esta semana o seu primeiro Padrinho e Madrinha da Leitura.

O Padrinho, CEDE-Centro Dentário do Entroncamento, ofereceu, a cada uma das crianças, a obra "A Grande Aposta de Kala", e a Madrinha, Companhia dos Brinquedos – Loja de Jogos e Brinquedos, ofereceu a obra "Vamos Passear" de Luísa Ducla Soares.

Esta iniciativa permitiu a entrega de 370 livros às crianças envolvidas no projeto, garantindo assim que continuam a ser criadas as condições para que a prática da leitura em voz alta, na escola e em família, possa ser efetiva e significativa.

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Candidaturas abertas para a Pós-Graduação Administração e Gestão em Educação

Candidaturas abertas para a Pós-Graduação Administração e Gestão em Educação agora na escola Profissional Gustave Eiffel do Entroncamento.

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Escola Dr. Ruy D’Andrade do Entroncamento Recebe Recursos Didáticos Inovadores

O Município do Entroncamento, na pessoa da Vereadora com o pelouro da educação, Tília Nunes, entregou no passado dia 8 de fevereiro, na Escola Ruy D’Andrade equipamentos tecnológicos no âmbito do programa PEDIME “Interaje + Aprendizagem Colaborativa”.

Esta iniciativa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, “pretende criar Centros de Tecnologias, que possam ser utilizados regularmente pelos professores e alunos e que disponibilizam novas dinâmicas de aprendizagem através das TIC”, afirma a vereadora da educação.

Os alunos do 2º e 3º Ciclo da Escola Ruy D’Andrade passam a ter disponíveis recursos didáticos inovadores de forma a incrementar o processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente tablets, computadores e equipamento de gravação e edição de vídeo.

Estes equipamentos integram a operação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional de Educação no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Médio Tejo com o apoio do Centro 2020. 

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Município do Entroncamento Implementa Plano Local de Leitura

O Município do Entroncamento assinou no passado dia 6 de março o Acordo de Parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027, com o objetivo de promover hábitos de leitura em crianças, jovens e adultos, através de várias atividades integradas no Plano Local de Leitura.

Março é o mês do Livro e da Leitura e marca assim o arranque deste Plano Local, que terá por base as linhas estratégicas do PNL e que se pretende ambicioso envolvendo as famílias, escolas, associações e entidades públicas e privadas do concelho.

O Plano Nacional de Leitura lançou o repto a uma dezena de autarquias, entre as quais o Entroncamento, uma vez que reuniam um conjunto de condições e características para iniciar este trabalho conjunto, nomeadamente os planos de leitura em desenvolvimento e a experiência na promoção da leitura, do trabalho com escolas, bibliotecas e outros agentes educativos e culturais.

A vereadora Tília Nunes refere que “O Plano Local de Leitura implementará várias ações no âmbito da formação, conferências, concursos e projetos com impacto nas práticas de leitura da comunidade em geral, reforçando desta forma o compromisso e a responsabilidade do Município na promoção da literacia.”

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17 janeiro - “Já Sei Ler: Um Projeto de Leitura em Voz Alta”

O Município do Entroncamento aposta na promoção da leitura dos alunos do 1.º ano de escolaridade

O Município do Entroncamento, através do Gabinete de Educação, apoia a realização no próximo dia 17 de janeiro de “Já sei ler: um projeto de Leitura em Voz Alta”, uma atividade de promoção da leitura dirigida aos alunos do 1.º ano de escolaridade das escolas do concelho.

Esta atividade dinamizada por Sandrina Esteves, do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciência e do Plano Nacional de Leitura pretende promover estratégias que fomentem a leitura em voz alta, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva e perceber ainda o impacto que o projeto Já sei ler do Plano Nacional de Leitura possa ter nas práticas de leitura futuras das crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

Não nascemos leitores, aprendemos a ler e a gostar de ler, se as nossas aprendizagens e experiências o permitirem. Nesse âmbito a vontade de ler, mais e melhor passa por estratégias utilizadas pelos diferentes intervenientes no processo educativo, nomeadamente a escola e a família.

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