Notícias

Município do Entroncamento assinala Dia Mundial da Árvore e da Floresta

O Município do Entroncamento assinalou esta segunda-feira, dia 22 de março, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Floresta, comemorado no domingo, 21 de março, com a plantação de várias árvores nos estabelecimentos de ensino públicos do concelho.

Participaram, nesta atividade, um grupo de alunos representantes da Escola Básica do Bonito, Escola Básica da Zona Verde Escola Básica António Gedeão. A plantação das árvores decorreu nos vários estabelecimentos de ensino e imediações, tendo contado com o apoio dos técnicos da autarquia e com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, da Vice-presidente Ilda Joaquim e dos Vereadores Carlos Amaro e Tília Nunes.

De forma a sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos várias ações de arborização e reflorestação decorrem, todos os anos, em todo o mundo e o Município participa anualmente com a plantação de várias árvores, nesta data. Este ano foram plantadas, 1 Magnolia grandiflora, 1 Prunus cerasifera, 3 Quercus róbur e 1 Grevillea robusta.

Município do Entroncamento encerra Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen

Decisão visa garantir a segurança das crianças e profissionais, após relatório do LNEC que refere que a condição estrutural do edifício não oferece condições de segurança.

O Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen (JISMBA) é um estabelecimento de ensino pré-escolar, cujo processo de conceção, projeto e construção decorreu entre 2005 e 2007.

Recorde-se que, desde o início da sua entrada em funcionamento, esta infraestrutura tem apresentado diversas patologias e deficiências estruturais que se foram agravando, o que levou o Município do Entroncamento a solicitar uma avaliação estrutural deste edifício ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em outubro de 2018.

Após os trabalhos e visitas técnicas do LNEC, foi terminado o relatório final que conclui que em resultado das fragilidades técnicas do projeto e da fraca qualidade da construção, o JISMBA “não se encontra em condições de segurança no seu estado atual, sendo necessária uma intervenção de reabilitação global e profunda”.

Ler +Município do Entroncamento encerra Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen

Reforço de Medidas de Aplicação do Estado de Emergência no Entroncamento

De forma a responder ao verificado nos últimos dias no que concerne à aplicação das medidas para fazer face ao estado atual da pandemia da doença COVID-19, continuando as mesmas em permanente avaliação, o Conselho de Ministros reunido em 21 de janeiro de 2021, decidiu aplicar um conjunto de medidas mais restritivas na aplicação do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República, nomeadamente, o encerramento de todas as atividades letivas presenciais. Assim, o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, no Exercício das Competências previstas no art.º 35º. Do anexo à Lei nº 75/2013 de 12 de setembro, em estreita articulação com as orientações da Direção Geral da Saúde e da referida reunião do Conselho de Ministros e em complemento às medidas determinadas na Orientação n.º 12, de 15 de janeiro de 2021, na Orientação n.º 12-A, de 20 de janeiro de 2021, determina e faz público as medidas a seguir enunciadas:

Ler +Reforço de Medidas de Aplicação do Estado de Emergência no Entroncamento

Município do Entroncamento anuncia medidas de aplicação do Estado de Emergência

De forma a responder ao verificado nos últimos dias no que concerne à aplicação das medidas para fazer face ao estado atual da pandemia da doença COVID-19, o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, no Exercício das Competências previstas decidiu aplicar as seguintes medidas:

– Encerrar os Campos de Ténis do Complexo Desportivo Municipal e cancelar as atividades associadas.

– Proibir a utilização do Parque Verde do Bonito, de bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva (fitness).

Ler +Município do Entroncamento anuncia medidas de aplicação do Estado de Emergência

Atribuição de Bolsas de Estudo Ensino Superior 2020/2021

A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou na reunião de Câmara de 18 de maio de 2020, a atribuição de bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior. Serão atribuídas 7 Bolsas de Estudo, de acordo com as seguintes tipologias: 4 Bolsas Académicas, 2 Bolsas de Excelência e 1 Bolsa de Mérito, para além da parceria com o Rotary Club do Entroncamento para 1 Bolsa Académica.


As inscrições decorrem de 15 a 31 de outubro de 2020, devendo os interessados consultar o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo ou no balcão do Serviço de Educação da Autarquia. Para formalizar a candidatura terá que ser feita mediante a apresentação de requerimento próprio (disponível no Serviço de Educação) e dos documentos indicados no artigo 5º do mesmo Regulamento.


A atribuição de Bolsas de Estudo por parte da Câmara Municipal visa apoiar os estudantes oriundos de famílias economicamente carenciadas, cujas disponibilidades financeiras não lhes permitem fazê-lo apenas pelos seus próprios meios, apoiar estudantes que tenham mostrado aproveitamento escolar excecional, contribuindo e estimulando o sucesso escolar de excelência e apoiar estudantes que tenham bom aproveitamento escolar e que se distingam em pelo menos uma das seguintes áreas: cultural, desportiva, artística, científica e tecnológica.