Notícias

Entrega de livros do “Projeto Já Sei Ler” nas escolas do concelho

No âmbito do “Projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta”, resultante de uma parceria entre o ISEC Lisboa, o Município do Entroncamento e o PNL (Plano Nacional de Leitura) decorreu no dia 6 de janeiro, a entrega dos kits de livros oferecidos pelo Plano Nacional de Leitura, a cada uma das escolas, públicas e privadas, envolvidas no projeto. 

Os kits de livros destinam-se à biblioteca escolar, mostrando o trabalho de excelência de intercâmbio entre as práticas educativas que se encontra a ser desenvolvido em prol da leitura.

A entrega foi feita por Luísa Dinis, representante do PLN2027, contando também com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Entroncamento, Tília Nunes, Sandrina Esteves, representante do ISEC Lisboa e Amélia Vitorino, Diretora do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, enquanto parceiros neste projeto pioneiro a nível nacional.

Ler +Entrega de livros do “Projeto Já Sei Ler” nas escolas do concelho

Município do Entroncamento oferece livros aos alunos do 2º ano do 1º Ciclo no âmbito do Projeto “Já sei ler”

O Município do Entroncamento, no passado dia 12 de novembro, ofereceu 190 livros aos alunos do 2º ano do 1º ciclo das Escolas Públicas e Privadas da cidade que fazem parte do projeto “Já Sei Ler”, um momento que contou com a presença da Vereadora da Educação, Tília Nunes.

O Projeto “Já Sei Ler” irá acompanhar as crianças no decorrer dos 4 anos do ensino básico e pretende implementar estratégias que promovam o sucesso escolar e que fomentem a leitura em voz alta, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de práticas consistentes de leitura em voz alta, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de práticas consistentes de leitura em voz alta e do desenvolvimento de práticas colaborativas de leitura.

Ler +Município do Entroncamento oferece livros aos alunos do 2º ano do 1º Ciclo no âmbito do Projeto...

Conversas Com Café... Comunicação Inclusiva - Igualdade de Oportunidades

A Biblioteca Municipal do Entroncamento recebe no próximo dia 25 de outubro, sexta-feira, pelas 18h30 mais uma edição da tertúlia Conversas com Café, subordinada ao tema Comunicação Inclusiva – Igualdade de oportunidades.

Esta edição está integrada nas comemorações do Dia Municipal para a Igualdade e conta com a participação da oradora Doutora Ana da Silva, professora adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Doutorada em Ciências da Educação,  Licenciada e Mestre em Línguas e Literaturas Especialista em Educação e Intervenção Não Formal, Animação Sociocultural e Formação de Animadores/as que abordará as questões sobre igualdade, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para esta temática e incentivar à participação cívica dos cidadãos e das instituições.

Ler +Conversas Com Café... Comunicação Inclusiva - Igualdade de Oportunidades

Município do Entroncamento e Agrupamento de Escolas apostam no Ensino Experimental das Ciências

No âmbito do programa PEDIME – “Experimenta + Ciência”, e com a abertura e arranque do ano letivo 2019/2020, os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Pré-Escolar, passaram a poder utilizar regularmente as Salas de Ciências, criadas e equipadas em todos os estabelecimentos de ensino, para desenvolver práticas de experimentação científica, dando resposta aos conteúdos programáticos de forma apelativa e motivadora para os alunos, na medida em que permite desenvolver o espírito científico, a curiosidade intelectual, o trabalho colaborativo, a partilha de saberes, a discussão científica das conclusões e a tomada de decisão.

O Município do Entroncamento apostou forte da área das Ciências, sendo que os equipamentos adquiridos integram a Operação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional de Educação, aprovado no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Médio Tejo, com o apoio do Centro 2020, com o valor global de investimento de 69.210,34€.

 

Município Atribui 7 Bolsas de Estudo - Inscrições Abertas

A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou na reunião de Câmara de 3 de junho de 2019, a atribuição de bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior. Serão atribuídas 7 Bolsas de Estudo, de acordo com as seguintes tipologias: 4 Bolsas Académicas, 2 Bolsas de Excelência e 1 Bolsa de Mérito, para além da parceria com o Rotary Club do Entroncamento para 1 Bolsa Académica.

As inscrições decorrem de 15 a 31 de outubro de 2019, devendo os interessados consultar o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo que se encontra disponível no site do Município, no endereço: www.cm-entroncamento.pt ou diretamente no Setor de Educação da Autarquia. 

A atribuição de Bolsas de Estudo por parte da Câmara Municipal visa apoiar os estudantes oriundos de famílias economicamente carenciadas, cujas disponibilidades financeiras não lhes permitem fazê-lo apenas pelos seus próprios meios, apoiar estudantes que tenham mostrado aproveitamento escolar excecional, contribuindo e estimulando o sucesso escolar de excelência e apoiar estudantes que tenham bom aproveitamento escolar e que se distingam em pelo menos uma das seguintes áreas: cultural, desportiva, artística, científica e tecnológica.