Alunos do Clube de Ambiente e Proteção Civil visitam equipamentos Municipais

 

No âmbito das atividades relacionadas com a temática ambiental, alunos do Clube de Ambiente e Proteção Civil da Escola Básica de 2º. e 3º. Ciclos Dr. Ruy de Andrade do Entroncamento realizaram, no dia 20 de fevereiro, uma visita ao Centro de Compostagem da Câmara Municipal do Entroncamento que se encontra localizado na Zona Industrial.
A visita foi guiada pelo técnico responsável pelos Espaços Verdes e Ambiente da Autarquia, o qual salientou a importância desta infraestrutura municipal, cujo principal objetivo é a reciclagem e o aproveitamento de todos os resíduos vegetais produzidos no Concelho, contribuindo, desta forma, para sua proteção ambiental e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida dos seus Munícipes.
Foi com muito entusiasmo e interesse que os alunos acompanharam todas as fases do processo de reciclagem dos resíduos vegetais, o que permitiu uma maior sensibilização e perceção relativamente ao contributo que cada um de nós pode dar para termos um ambiente mais saudável.

Mais tarde, no dia 1 de março, dia em que se assinala o Dia Internacional da Proteção Civil, os alunos do Clube de Ambiente e Proteção Civil tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Serviço Municipal de Proteção Civil do Entroncamento.
Localizado junto às oficinas municipais, os alunos visitaram o Gabinete Municipal de Proteção Civil, onde tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação sobre o que é a Proteção Civil, como foi criado este Serviço Municipal, qual o seu objetivo na proteção e segurança dos cidadãos, e como se desencadeia uma ação de Proteção Civil, nomeadamente, em casos de iminência de catástrofe e ocorrência de acidente grave.
Seguiu-se uma visita mais pormenorizada ao centro operacional do Gabinete de Proteção Civil e respetivos equipamentos de comunicações. A terminar a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar as viaturas do Serviço Municipal de Proteção Civil, assim como o respetivo equipamento.
Esta visita proporcionou aos alunos um conhecimento mais amplo do funcionamento, e da importância deste Serviço na nossa Comunidade.